...and Action!

Rodando.



Sobre: Imagine uma cidadezinha no Alasca com, mais ou menos, 4000 habitantes. Ela existe e chama NOME! E já imaginou um vilarejo desses sendo plano de fundo de uma possível história de OUTRO MUNDO? Literalmente falando, nesse caso.

Pois é isso que você verá na tela, ao assistir Contatos de 4º Grau.

O filme se diz ser baseado em fatos reais e conta o que aconteceu em outubro de 2000. Tem como personagem principal uma psicóloga chamada Abigail Tyler (vivida por Mila Jovovich).

Após a morte do marido, a Dra., tomada pelas emoções, dá continuidade ao trabalho iniciado por eles. Coisas estranhas são relatadas por diversos pacientes e precisam ser desvendas a custa de muito trabalho.

Misturando imagens tidas como reais junto com a produção hollywoodiana, vemos alguns relatos sendo repetidos por diversas pessoas: "não consigo dormir", "acordo na madrugada sem motivos", "sempre na mesa hora - por volta das 3:00h", "vejo uma coruja branca na janela", "não me lembro de mais nada".

Assustou?

Então aguarde... cenas mais pesadas virão.

No momento em que a coisa anda, desaparecimentos e suicídios estão por todas as partes, longe de serem solucionados pela polícia local. Entre livros e livros, a Dra. busca respostas para tais perguntas - e ainda sofre com a perda de seu marido.

Com a ajuda de outras pessoas, Abigail liga os pontos e coloca em pauta uma coisa que jamais compreenderemos ou seremos capazes de explicar (ou acreditar): CONTATOS com seres de outro planeta - no PIOR dos sentidos! O contato de primeiro grau seria enxergar luzes, o de segundo, a aproximação das luzes, o de terceiro são mandadas mensagens e o de quarto: ABDUÇÃO!


A partir dai, com a ajuda da hipinose, o bicho pega! Vemos "imagens reais" e escutamos o "áudio original" que, em seu clímax, são tomados por uma interferência gigante que nos tira a cena de vista.

Ao sair da sala de cinema, você questiona se aquelas imagens são de verdade ou se é uma grande jogada de marketing e tudo aquilo faz parte da encenação - como se fosse um filme no filme.

Pontos Fortes: fortes cenais reais (ou pelo menos dão a impressão de ser), grande apelo emocional, clima mantido durante todo filme e sustos bem elaborados!
Obs: no caso de ser mentira, a atriz que interpreta a Dra Abigail é excelente!

Pontos Fracos: há uma cena COMPLETAMENTE desnecessária (não posso dizer qual é) e algumas forçações de barra comuns nos filmes comerciais.

Ficha Técnica
Diretor: Olatunde Osunsanmi
Elenco: Milla Jovovich, Elias Koteas, Will Patton, Corey Johnson, Enzo Cilenti, Hakeem Kae-Kazim, Daphne Alexander, Alisha Seaton.
Produção: Paul Brooks, Joe Carnahan, Terry Robbins
Roteiro: Olatunde Osunsanmi, Terry Robbins
Fotografia: Lorenzo Senatore
Trilha Sonora: Atli Örvarsson
Duração: 98 min.
Ano: 2009
País: EUA
Gênero: Ficção Científica
Cor: Colorido
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: Gold Circle Films / Dead Crow Productions / Focus Films / Fourth Kind Productions
Classificação: 16 anos

E ai, vai querer encontrar a coruja branca esta noite?

2 comentários:

Denail Under Collection disse...

Olá, obrigado por adicionar no twitter. Pois é, vimos o filme hoje e, como gostamos bastante do assunto, ficamos impressionados. Até certo ponto. O filme é forte e não deixa "espaço" para irmos ao banheiro, rsss... e isso, é um ponto forte do filme. Na minha modesta opinião, a direção acertou mais do que errou. Apesar de no final, a suposta Dra. parecer atriz demais...Dando uma pesquisada na internet consegui captar algumas informações. São elas: Todo assunto de pessoas desaparecidas é verdadeira. Até mesmo o período que é citado no filme. Tudo como está ali. Mas, a Polícia e o FBI dizem que pode ser um serial killer ou uma combinação fatal de alcool com frio. Com essa combinação a pessoa some no horizonte de gelo e morre por hipotermia ou afogada. A Dra. é um velho nome da cidade. Mas não tão conhecida da população toda. Dizem que ela se isolou e não sabem os motivos (li isso num blog de um cidadão da localidade). Mas o que mais me chamou atenção, foram os vídeos caseiros. Na minha humilde opinião, os vídeos têm uma mistura de cunhos religioso e ufologico. Ok, podemos avaliar que os vídeos nunca foram vistos. Mas, se forem cientificamente verdadeiros, são os melhores vídeos do universo! Apesar de sofrerem danos, interferencias WTVr. Para toda comunidade ufológica, de historiadores, metafísicos e afins. Mas, tendo a polícia um papel de desacreditar a Dra., como o vídeo da nave foi parar nas mãos dela? É estranho. Mas não deixa de ser fantástico. Bem, gostamos do filme, ficamos chocados por terem levantado a "lebre" de ser um documentário etc... Mas, como filme, gostei e veria novamente! Comendo a velha pipoca. > Ps: vi num outro blog uma pessoa corroborando tudo que aconteceu no filme. Mas não deu a cara a tapa, então...

Tassiana Resende disse...

Olá Denail Under Colletion, nós que agradecemos pelo seu comentário! Sempre é bom dividir e escutar pessoas que também amam a sétima arte.

Olha quanta coisa interessante você postou ai pra gente. E sabe de uma coisa que eu ouvi dizer antes de ver o filme: para as pessoas terem noção do que viram no filme, elas precisam entender um pouco de física quântica. Acho que isso explicaria as interferências e outras coisinhas!

Além disso, cada um acredita no que quiser. Tem gente que acredita no Lula, em Nostradamus, no calendário Maia, na inocência dos Nardoni e outras coisinhas mais. O importante é acreditarmos em algo e claro, nos divertirmos muito!

Beijos e volte sempre.

Subscribe